Tênis juvenil como preparar o atleta


Tênis juvenil como preparar o atleta

No tênis o preparo psicológico é fundamental para o atleta, quando digo “preparo psicológico” não digo que necessariamente que o atleta preciso de um psicólogo, isto depende do nível do tênis que ele compete.

No tênis juvenil se os pais e os treinadores se estiverem preparados lendo se atualizando poderá assim através de conversas ter bons resultados com seus filhos e atletas.

O preparo psicológico do atleta pelo treinador tem objetivo de estabilizar sua personalidade de tal forma que sua potencialidade de performance possa ser totalmente aproveitada.Para isto controlam-se fatores como prontidão a performance, motivação, incentivo e interesse, mentalização e sensibilidade, autoconfiança e dependência de stress, tanto durante o processo geral de treinamento como na competição propriamente dita.

Devemos tomar cuidado para a preparação que antecede a competição, uma cobrança muito forte será desnecessária e pode prejudicar a estabilidade física e mental do atleta.

Estas cargas psíquicas do atleta, especialmente antes de competição, revelam-se por:

>fenômenos psíquicos, como insegurança e melindre, irritabilidade, indecisão, dificuldade de comunicação, nervosismo e falta de concentração.

>fenômenos físicos como cansaço intenso, estado de franqueza, falta de forças, , falta de apetite.

Existem ótimos caminhos que podem contribuir para concentração e motivação antes da partida ,este são:
]
1 Caminhos de comunicação verbal: de forma paternal diminuir a tensão,frases como “vamos ganhar” tenta-se contribuir para elevar o animo.
2 Sugestões individuais (hei de vencer).]

3 Métodos de relaxamento de descontração o desvio da atenção da competição através de alguma atividade, como ouvir música.

4 Relaxamento muscular antes da prova .

5 Caminhos para ativar as próprias forças (rituais de estimulo falar com sigo mesmo e usar frases motivantes antes do jogo.)

6 Quando entrar na quadra mostrar autoconfiança perante o adversário.

7 Caminhos de realização substitutiva: praticas rituais e superstições ex:mexer na corda da raquete para desviar a atenção.


Treinamento mental bio-feedback também pode ser usado como preparação psicológica.

Comentários