Desaceleração um fator esquecido do treino especifico de tênis.

O que é desaceleração no ténis, dentro de um ponto nas trocas de bola leva mais vantagem quem ganhar tempo e espaço e quando um atleta juvenil recebe uma bola angulada, geralmente após o contato ela da mais um ou dois passos, se desequilibrando e abrindo a quadra.

Ai que entra a desaceleração é quando o atleta vai para a bola difícil,consegue golpear firme,equilibrado, dando tempo necessário para o retorno ao centro da quadra.

Treinar movimento de tênis é muito mais complexo do que trabalhar apenas aceleração inicial , na maioria das vezes o técnico foca apenas na velocidade inicial (aceleração) dos atletas, e esquecem de fazer treinos de desaceleração.

Para jogadores competitivos movimentação especifica é um componente determinante para o sucesso no tênis, e a desaceleração é um movimento especifico que deveria ser treinado com mais frequência.

Na figura abaixo podemos ver a imagem de James Blake ,efetuando um forehand. A foto demonstra a velocidade de aceleração para a bola e a velocidade rápida e necessária para desaceleração depois do golpe, e recuperação para o próximo golpe.

Um atleta que consegue desacelerar rápido em um curto de tempo, esse atleta não é apenas rápido ele também se move rápido ele com certeza vai ter um ótimo controle corporal durante os golpes dentro do ponto.

Controle corporal pode manter o balanço dinâmico da posição do corpo na mudança de direção, aumentando a força dos golpes deixando mais sólido o contato da raquete com a bola.

Balanço dinâmico, energia excêntrica, força e força de reação são os quatro maiores fatores da habilidade de desaceleração.

Balanço dinâmico: é a habilidade do atleta para manter o controle do centro de gravidade em quanto ele esta em movimento.
Força excêntrica: requer o trabalho dos músculos durante alongamento na fase de ação muscular. Um exemplo seria um passo antes da aterrissagem no backhand como demonstra Serena Willians.

Força: para o tenista é o que se traduz diretamente em maior energia transmitida para a raquete gerando maior velocidade para a bola, ex; força é (Força X Distância / Tempo).
Em termos simples, um atleta forte produz alta força, sobre maior distancia, no menor período de tempo.

Força reativa: tem sido definida como habilidade de mudar rapidamente durante a seqüência de contração muscular do excêntrico para a fase concêntrica, no ciclo de estiramento-encurtamento

Um dos principais fatores da desaceleração é a “recuperação” que é gerada durante os golpes no contra-pé que obriga o jogador a fazer uma rápida mudança de direção

Aplicação Prática
Desaceleração é uma habilidade biomotora que está diretamente ligada à agilidade e multi-direção no movimento
Na parte corporal inferior do corpo utiliza-se extensores do quadril, incluindo o glúteomúsculos e tendões precisam ser treinados especificamente em uma
forma excêntrica com aumento progressivo de resistência.

Na parte superior do corpo, um grande foco precisa ser dado na face posterior da região do ombro, que vai ajudar na desaceleração do braço durante os golpes.

Existem muitos treinos e exercicios especificos que podem ser ser desenvolvidos dentro e fora da quadra voltado para a desacelaração.

Fonte:COACHING & SPORT SCIENCE REVIEW issue 46 of the ITF
www.itftennis.com

Comentários

  1. Mais um post de ótima qualidade! Por estes inúmeros detalhes que o tennis é um esporte fascinante

    ResponderExcluir

Postar um comentário