
Ola amigos no último mês assisti o quali e o primeiro dia da chave principal do Challenger feminino em Campos do Jordão, acompanhando o Treinador Ludgero Braga Neto da Slice tenis.
Assisti vários jogos do quali , onde jogaram boas atletas do juvenil, jogadoras rápidas e fortes, mas quando entravam para a disputa da chave principal , ficou visível a grande diferença,e a mais clara estava no saque e devolução,pois as profissionais sacavam firme, e na devolução sempre avançanvam para dentro da quadra fazendo pressão na adversária.
Outro fator forte além da experiência, é a solidez dos golpes,pois enquanto as juvenis tentavam trocar bolas , as profissionais ditavam o ritmo sabendo a hora certa de finalizar as jogadas.
Foi uma experiência muito interessante ver de perto o dia a dia das atletas e espero voltar nesse torneio trabalhando como técnico.
Agora vamos ver mais um pouco das diferenças entre masculino e feminino.

Diferencias técnicas e táticas
• as mulheres que sacam com muita força, na media de velocidade não é tão determinante quanto os dos homens .
• a base do seu jogo não é o saque como os homens, e sim os outros golpes principalmente o revés.
• Aspectos comuns das melhores jogadoras, é a agressividade pois dês da primeira bola as elas jogam para ganhar o ponto.
• Com a troca de bola e mudam de direções e dão muita importância para o revés paralelo.
Aspecto motivacional
Os homens tendem a preferir jogos ativos e competitivos que impressionam para mostrar sua força física, por outro lado as mulheres preferem jogos em que elas podem mostrar as características de sua personalidade.
Ansiedade
Em ocasiões que existe um estado forte de ansiedade, frequentemente as mulheres reagem com mais sensibilidade e impaciência do que os homens.
Agressividade
Os homens geralmente reagem com agressividade física, enquanto as mulheres o fazem com atitudes verbais e intelectuais.
Sensibilidade
As mulheres são mais susceptíveis , variáveis e menos estáveis psicologicamente.
Confiança e dependência
As mulheres se mostram mais sensíveis com menos confiança e com falta de decisão atrapalhando seu desenvolvimento.
Torneis e ganhos

Como podemos observar há menor número de torneios femininos nos níveis superiores de tênis profissional e os maiores níveis nos futures.
È significativo que no circuito profissional, a diferença que existe nos torneios de menor rotação ATP e WTA no masculinos os homens repartem 300 mil dólares e no feminino as mulheres repartem 110 mil dólares, só nos grandes torneios as premiações se igualam.
Jogadoras e seu primeiro ranking

Nesse quadro se comparam a idade de jogadores e jogadoras que alcançaram top 10 top 100 e seu primeiro ranking.
Por regra as mulheres tendem a alcançar seu primeiro ranking de 1 a 4 anos antes que os homens, também nas 100 primeiras de 1 a 5 anos antes que os homens e as que alcançam as 10 melhores são de 2 a 5 anos antes que os homens.
Resumo
• as mulheres tem menos força e altura, no qual jogam mais plano e tem algumas limitações técnicas.
• Por outro lado seu processo de maturação é dois anos ates do que os meninos, chegando antes ao profissionalismo.
• Em seu jogo esta direcionado nos golpes de fundo realizando mais trocas de direção jogando mais nas paralelas.
• Nos fatores psicológicos são mais emocionalmente instáveis que os homens, no qual seu jogo se torne menos consistente e toem mais riscos
• Os torneios tem menor rotação econômica, pois os ganhos são menores, assim muitas vezes as jogadoras viajam sem técnico ou treinador, pois não tem condições para paga-lo.
(Programa ITF Coaching on-line)
(traduçao Eder Barboza)
Comentários
Postar um comentário