Força Rápida no Tênis

Força Rápida no Tênis

Escrito por Reinaldo Macari

Nos dias atuais, os games vêm sendo disputados com jogadas cada vez mais rápidas e intensas.
Para isso, a preparação física do tenista na fase conhecida como Preparação Específica, que antecede as competições, deve ser incluso os chamados “Treino de Força Rápida”.
O treinamento de força rápida, popularmente conhecido como treino de potência, é importante para o tenista em diversos fatores como, o aumentar a força de partida, ou seja, sair da posição parada de forma mais rápido, aumentar a força de sprint para chegar mais rápido na bola, aumentar a força de impacto, ou seja, a potência da batida na bola.
Do ponto de vista matemático, potência é igual ao produto da força versus a velocidade (potência=força x velocidade). Na concepção da Ciência Desportiva, potência representa a capacidade de executar um gesto motor com o máximo de força no menor tempo possível.
Para isso, vou descrever dois sistemas de treinamento que tem como objetivo melhorar a força rápida:
Treinamento Pliométrico- O treinamento pliométrico utiliza a capacidade elástica do músculo e o reflexo miotático para potencializar a contração concêntrica e recrutar o máximo de fibras musculares na execução do movimento. A pliometria nada mais é do que um treinamento onde se utilizam saltos. Podendo ser com uma perna, com duas pernas, saltos deslocando-se horizontalmente ou verticalmente, para frente e para trás, para os lados, sequência de saltos, combinações de saltos, sobre barreiras, de um lugar mais alto para um mais baixo saltando novamente, etc. Muito utilizado para membros inferior, porém existem alguns exercícios para membros superiores também.
Treinamento Balístico-O treinamento balístico consiste em impulsionar um peso com a maior força possível, estes exercícios são realizados com quantidades de carga relativamente moderadas e de forma rápida. O treinamento balístico deve ser realizado preferencialmente com exercícios multiarticulares, por exemplo, supino, agachamento, levantamento terra, power clean, etc. Podendo utilizar também medicine ball para executar exercícios específicos para os membros superiores.
Outras formas de otimizar o treinamentos de força rápida é utilizar dois métodos simultaneamente, por exemplo; treinamento balístico e exercícios de agilidade, pliometria e sprint, balístico pliometria e exercício de agilidade, corrida tracionada e sprint, etc.
Para um atleta executar este tipo de treinamento no período compreendido de Preparação Específica da Periodização, antes ele deve passar pela fase de Preparação Básica, onde deve ser feito um trabalho com uma base bem sólida em treinamento de força geral para adaptar as estruturas fisiológicas e prepará-lo para fase seguinte, somente assim, poderá ser iniciado o treinamento de força rápida.
Finalizando, devem existir adequações racionais das cargas de treino em qual quer período do treinamento, diferenciando os atletas iniciantes dos avançados e respeitar as limitações de cada atleta. Com esta metodologia de treinamento teremos o melhor aproveitamento dos treinos e minimizamos qual quer risco de lesão.



Reinaldo Macari
CREF: 023012-G/SP
Preparador Físico da Equipe Juvenil de Tênis do Clube Monte Líbano

Comentários