Dicas para pais de Tenistas




Como ser bons pais de Tenista

Olá pessoal!  Estou retornando com um tema muito importante e delicado do tênis: "os pais de tenista"
Sabemos que o tênis é um esporte para a vida toda, que desenvolve confiança, autoestima, disciplina e respeito pelos outros. E, acima de tudo, é uma boa maneira de realizar exercícios físicos enquanto a pessoa se diverte.
.No entanto, há uma grande diferença entre “bater bola” para jogar socialmente e treinar para competir em alto nível.
Esportes competitivos individuais, como o tênis, geralmente ensinam os jovens a trabalharem duro, aprendendo a gerenciar o estresse e a pressão, testando o seu equilíbrio emocional e físico. 
No início é difícil tanto para as crianças como para os pais, pois existem novos fatores nesse ambiente competitivo que afetam os aspectos emocionais.
Para os pais, o tênis competitivo pode se tornar uma experiência complexa, especialmente se não tiveram experiência como competidores em sua infância. Já os jovens atletas, muitas vezes, sentem dificuldade em razão do nível de exigência imposto pelo tênis de alto rendimento.
É normal os pais quererem ajudar seus filhos e gerenciarem esta nova situação como fazem em outros aspectos da vida, como escola, amigos, família etc. No início desejam que os filhos sejam felizes, se divirtam e aprendam a jogar, mas quando ingressam na fase de competição suas posturas mudam drasticamente.
Nessa nova situação, qual seria o melhor caminho? Para essa questão não há respostas claras, mas muitas perguntas a fazer e saber a quem perguntar.
Muitos problemas ocorrem porque os pais não têm certeza de como podem ajudar melhor seus filhos e, por isso, usam seus instintos naturais. Essa escolha muitas vezes os prejudica em vez de beneficiá-los.
Uma pesquisa mostrou que o apoio e o interesse dos pais são cruciais para a continuação da criança no tênis. No entanto revelou, também, que grande parte do estresse físico e emocional que afeta os jogos é causada por atitudes dos pais. 
As consequências do estresse excessivo no tênis infanto-juvenil são negativas e, muitas vezes, levam à desistência do esporte. Além disso, se os pais colocam pressão desnecessária sobre seus filhos, a relação pais/filhos também pode ser deteriorada.
Como os pais têm papeis importantes na formação de seus filhos, precisam ser treinados e preparados para “jogar nessa equipe”. Este texto tem por objetivo oferecer orientações para uma melhor atuação dos pais dentro desse mundo complexo e, muitas vezes, confuso da competição. 
Sendo assim, apresentaremos algumas dicas úteis para vocês ajudarem seus filhos, garantindo que todos desfrutem do envolvimento no tênis.
Dicas Importantes
Talvez a dica mais importante seja tentar enxergar a longo prazo, pois os pais, geralmente, esperam resultados rápidos e não se preocupam com o desempenho dos jovens atletas.
  •  Concentrem-se principalmente no desempenho dos seus filhos em vez de apenas nos seus resultados.
  • Recompensem/Reconheçam o esforço e trabalho duro antes do sucesso. Todavia, EVITEM gratificar resultados.
  • Enfatizem que o tênis constrói valores e os prepara para a vida, desenvolvendo ética pessoal, personalidade, atitude positiva e responsabilidade. EVITEM valorizar mais o tênis do que a família e a escola.
  •  Tentem entender que ter empatia com as pressões emocionais faz parte da complexidade do esporte.
  • Deem aos seus filhos tarefas e responsabilidades que, com o tempo, criem autoconfiança e independência/autonomia.
  • Assegurem que a experiência do tênis seja positiva, principalmente sob a perspectiva do desenvolvimento pessoal. Ressaltem os elementos importantes do esporte, como ética, disciplina, atitudes positivas para o relacionamento pessoal.
  • Mostrem para seu filho que vocês se importam com ele e estarão presentes sempre que ele precisar. EVITEM tornar-se mais envolvidos com o tênis do que seu filho.
  • Estejam preparados para ouvir e aprender. EVITEM pensar que vocês sabem tudo sobre o tênis.
  • Estejam prontos para ajudar emocionalmente e oferecer incentivos, especialmente nos momentos difíceis. 
  • Façam seu filho se sentir valioso e reforce sua autoestima, especialmente nas derrotas. EVITEM criticar os resultados.
  •  Reconheçam as conquistas do seu filho no tênis, mas mantenham os pés firmes no chão. EVITEM colocá-lo em um pedestal.
  • Tratem seu filho da mesma maneira na vitória e na derrota. Não o tratem diferentemente de acordo com resultados.
  •  Enfatizem isso: "ganhando ou perdendo, nós amamos você". EVITEM ficar chateados ou agir com seu filho de forma distinta quando ele perde.
  •  Permaneçam durante o jogo todo, mas não mostrem reações exageradas com situações positivas ou negativas, independentemente da pontuação. Lembrem-se que vocês se importam e valorizam o esforço. EVITEM sair de uma partida porque seu filho está perdendo.
  • Após o jogo façam perguntas como: "Como foi a partida?", "Como você jogou?", "Você gostou do jogo?". Dessa forma vocês mostrarão que se importam com ele, com seu desempenho e prazer e não apenas com o resultado da partida.
  • EVITEM um treinamento excessivo. Lembrem-se que seu filho é uma criança em crescimento.
  • Ofereçam suporte financeiro, reforçando que estão felizes em apoiar o envolvimento do seu filho no tênis. EVITEM culpá-lo/responsabilizá-lo pelo investimento de tempo e dinheiro que fizeram.
  • Tentem encorajar seu filho a ser independente e a pensar por si mesmo. EVITEM dicas fora da quadra, isso é dever do treinador.
  •  Por pior que seja o resultado, o mundo não acabou e o sol voltará a aparecer amanhã. Nesse momento, mostrem postura tranquila  evitando falar sobre tênis, principalmente sobre erros que ele cometeu na quadra.
  • Incentivem seu filho a assumir a responsabilidade de suas ações na vitória ou derrota. Por exemplo: a quadra é a mesma para os dois tenistas; se está ruim, está ruim para os dois. EVITEM dar desculpas para seu filho!
  •  Mostrem seu interesse ao assistir ocasionalmente os jogos. No entanto, EVITEM participar de todos os treinos e jogos.
  • Deixem o treinador decidir o quanto seu filho deve treinar. Lembrem-se que a qualidade é mais importante do que a quantidade.
  • Comparem o progresso do seu filho com seu próprio desenvolvimento de habilidades e objetivos alcançados. EVITEM comparações com o desempenho de outras crianças.
  • Motivem seu filho de forma positiva e atenciosa (por exemplo, reforço positivo). Uma proporção de 3 comentários positivos para cada 1 negativo é um bom guia para dar um feedback efetivo a ele.
  • Certifiquem-se de que seu filho respeite os princípios do bom espírito esportivo, comportamento e ética, Nunca ignorem um mau comportamento, trapaça, linguagem abusiva ou desrespeito com adversários. Estejam preparados para agir se o comportamento dele é inaceitável.
  •  Recompensem seu filho pelo que ele é como ser humano/pessoa e não como um jogador de tênis. EVITEM dar recompensas externas para suas vitórias no tênis.
  •  Percebam que os jogadores de tênis geralmente precisam de algum espaço quando perdem. Um tapinha nas costas, uma palavra tranquilizadora ou de encorajamento são sempre suficientes, pois no momento pós-partida o atleta está muito frágil e emotivo. Nunca force seu filho a conversar com você imediatamente após uma derrota, isso pode ser feito depois que abaixar a poeira emocional.
  • Tentem parecer positivo, determinado, calmo e relaxado durante os jogos. EVITEM mostrar emoções negativas parecendo nervoso, decepcionado ou desgostoso, ao lado da quadra, quando, por exemplo, cometem um erro bobo.
  •  Vivam suas próprias vidas além do tênis. Lembrem-se de ter necessidades pessoais também. Não as abandonem totalmente. EVITEM buscar viver alguns de seus sonhos insatisfeitos através do tênis de seu filho.
  • Tenham respeito pela experiência do seu treinador. EVITEM criticar seus métodos de ensino.
  • Assegurem-se de que o treinador esteja mantendo a perspectiva certa ao ser positivo, incentivando e promovendo bons valores de vida.
  • Estabeleçam linhas claras de comunicação e tentem se reunir regularmente com o treinador para perguntar sobre o seu filho, avançar e discutir metas compartilhadas e o desenvolvimento emocional da criança.
  • Compreendam que o treinador do seu filho é um profissional qualificado que pode ajudá-los a entender e conhecer mais sobre o tênis.Sejam generosos ao reconhecer o bom jogo do oponente do seu filho. 
  • Os pais podem ajudar uns aos outros. Trabalhem para construir boas relações com outros pais. EVITEM transformar os pais dos adversários em inimigos.
  • Observe se existe empatia entre treinador e atleta ,e também se o treinador mantem seu filho fora da zona de conforto , afinal o  treino tem que ser na maioria das vezes eficientes e nem sempre divertido havendo cobrança o tempo todo.
  • Ajudem seu filho a sonhar grande,mas não criando expectativas demais saindo da realidade . 
  • Mantenham seu senso de humor e procurem se divertir através do tênis de seu filho. EVITEM agir negativamente ou aparecer excessivamente crítico. Saiba que é preciso ter controle emocional para ser um bom pai de tenista.
O tênis é um esporte com nível de exigência muito alto, principalmente na transição de criança para adolescente, quando o jovem atleta de bom nível tem que seguir um caminho na vida totalmente diferente dos amigos da escola e dos familiares. Por isso sua base mental tem que estar muito estruturada. Mesmo se não conseguir ser um profissional, com a experiência do tênis esse jovem terá um futuro brilhante, porque proporcionou-lhe disciplina, autoconfiança, motivação e controle emocional, além de conhecer novos lugares, países, cidades e clubes; experiências que poucas pessoas da mesma idade tem oportunidade de vivenciar.

Comentários

Postar um comentário