Motivação Parte 2

Ola amigos amantes do tenis, neste ultimo us opem tivemos um novo campeão, que mesmo nao sendo favorito , superou as espectativas e derrotou o grande Federer na final.

Foi uma final historica, Federer estava praticamente com o jogo ganho, com um set a frente e quase fechando o segundo ,foi quando Del Potro se "superou" correu riscos e virou para cima do numero 1 do mundo.
Vai ai mais um artigo sobre motivaçao.


O tênis é um esporte individual, torna-se necessário que o atleta aprenda técnicas de automotivação para utilizar nos treinos, antes durante , após as competições; e também saber como superar os desafios encontrados em sua vida profissional de pessoal.

No tênis profissional com exceção da Copa Davis, não é permitido ao técnico dar instruções e orientações para seu atleta durante o jogo. No decorrer de uma partida o atleta tem que ser seu próprio técnico .Ele tem que se ativar , motivar-se orientar-se taticamente, controlar-se emocionalmente e superar momentos difíceis (self-coaching).

O jogador precisa saber usar técnicas cognitivas, como determinação de metas individuais; imaginação das próprias capacidades, antecipação de reforços positivos; auto reforço verbal como “vou vencer esse jogo”.


No tênis todos os momentos os jogadores estão tentando superar seus limites para alcançar o máximo de desempenho esportivo. (Samulski 2006) “tênis é um jogo de vida, no qual o tenista precisa acreditar no seu talento e nas suas capacidades , lutando com persistência e força de vontade para alcançar seus objetivos , e as vazes superar obstáculos e seus próprios limites ; tanto físico técnico e principalmente psicológico.

Dicas parar desenvolver persistência e superação

• Mantenha o nível de motivação e concentração até o fim do jogo.Lute ate o fim ,acredite em cada jogada! Nunca desista!

• Tente superar os problemas como o cansaço, a frustração , a raiva e a dor por meio de pensamentos e comportamentos positivos.

• Utilize os intervalos entre os pontos e os games para recuperar energia e controlar seu nível de ativação . Aplique rotinas psicológicas (ex: rotinas entre os pontos ).

• Jogue com inteligência e aprenda a administrar sua energia durante as partidas longas. Guarde sua energia para o momento de decisão.

• Acredite sempre no seu potencial e na sua capacidade de superar qualquer obstáculo.

• Não deixe pensamentos negativos tomarem conta de você sempre pense na vitória.

• Acredite na sua capacidade de recuperação quando estiver lesionado para controlar a dor, ou quando seu jogo não esta entrando, você pode recuperar-se e começar a jogar bem.

Utilizando essas técnicas e pensando sempre positivamente você pode alcançar qualquer metas dentro e fora da quadra.

Fonte: (Simposio internacional 2006 Prof.Dr Dietmar Samulski)

Comentários

  1. Acho que um ótimo exemplo de jogador sempre motivado é o Nadal. Mesmo com dor, luta bravamente :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário