
Nos ultimos tempos estamos vendo pouco jogadores que dominam a técnica perfeita do voleio, pois a bola de fundo esta mais pesada , assim dificultando um voleio de boa qualidade.
Para quem joga nos clubes no tenis social, acho bem legal quando um jogador se arrisca para subir a rede em um jogo de simples, por isso coloquei algumas dicas para ter um voleio legal:
Na verdade o voleio não tem um "grande segredo", para mim o principal segredo é a coragem e saber a hora certa de subir para a rede.
A rede é meta final de um jogador, mais uma vez decida atacar e não importa quanto tempo ele tenha que se defender ou manobrar, para lá chegar, não deve perder de vista esse fato.
O que quero deixar claro é que ele não pode se permitir subir a rede descuidadamente , indiscrinadamente ou mesmo em todo tempo, se avanço para a rede deve ser feito, sempre após a preparação cuidadosa e apropriada, quando seu oponente tenha sido colocado na defensiva e quando as chances de fazer o ponto sejam superiores a 50%.
Quando você sobe a rede, você o faz com uma única finalidade, ganhar o ponto imediatamente, nunca defenda na rede, nunca de ao seu adversário, sedo possível outra chance após o primeiro golpe, mas se não puder evitá-lo, o seguinte deve ser decisivo.
Jogo de rede é morte súbita, se tiver qualquer timidez , medo de errar, ou pensar em defender, não vá a rede.
>transfira seu peso do corpo para o pé mais próximo, da bola e incline-se para frente.
>levante a cabeça da raque para cima do punho, e use uma preparação muito curta, mova a cabeça da raquete para frente em direção a trajetória da bola que se aproxima encontre-a em cheio, com o punho firme.
>o voleio deve ganhar potencia e força da bola adversária, acrescido da solidez do seu bloqueio e da firmeza do seu punho.
>quanto mais baixa a bola que se tenha que volear, mais se devem dobrar os joelhos , pois em todos os voleios, a cabeça da raquete, no momento do impacto com a bola, deve estar acima do punho.
Deve carregar a raquete em frente ao corpo, com a cabeça erguida, e volear a bola bem na frente, muitos jogadores atingem a posição tem tempo para volear , mais deixam a bola avançar muito e a voleiam ao lado, em vez de fazê-lo antes que ela atinja a linha do corpo
Um voleio atrasado tem tendência de subir e não tem bastante peso, não deixe a bola vir encontra-lo.
Sempre avance a raquete e encontre a bola no caminho.
Há ainda um erro muito comum entre os voleadores : ao serem apanhados muitos atrás, tentam fazer demais seus primeiros voleio, sem estarem em uma boa posição na rede, tentando matar do meio da quadra e erram.
A maneira correta de golpear o primeiro voleio do meio da quadra, é bloqueá-lo fundo e continuar se movimentando, parar matar no golpe seguinte, ao atingir a posição correta.
Não se precipitem, apressem, mergulhem ou pulem como loucos .
Faça cada movimento ter sua finalidade e seu propósito definidos.
Ao observarem bons voleadores tem-se impressão que eles se dirigem a posição praticamente andando,não se tem impressão de afobados, atrapalhação ou correria.
Há um outro voleio- deixada macio com efeito contrario (backspin) .pulso afrouxado ligeiramente e um pequeno chop da efeito contrario na bola . a cabeça da raquete movimenta para baixo e sobe a bola.
Quanto mais curto mais cruzado melhor o voleio, este voleio como slice é muito eficiente em quadra de terra e grama, tem pouco valor em quadra de superfície dura e concreto, qualquer superfície que faça a bola pular para frente e alto, praticamente anula a qualidade do voleio.
fonte bibliografica TENIS COMO JOGA-LO MELHOR
(William T. Tilden)
Oi, Eder!
ResponderExcluirFiquei sabendo do seu blog e quando entrei gostei muito. Parabéns!
Entrei também pra deixar um recado que acredito ser um assunto interessante para ser tratado no blog.
Larri Passos, o técnico que acompanhou Gustavo Kuerten até o nº1 do ranquing da ATP dará um dia inteiro de palestras no Simpósio Internacional de Tênis - 2009. É a primeira vez que Larri Passos conta suas experiências para um público formado principalmente por treinadores e professores de tênis.
Emílio Sánchez (campeão da Copa Davis 2008 ao lado de Rafael Nadal, diretor da Academia Sánchez-Casal e coordenador de tênis da CBT) e Fernando Meligeni também confirmaram presença no evento.
É a 5ª edição do maior encontro de treinadores da América do Sul (segundo maior do mundo) que será realizada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.
São 12 palestras práticas e teóricas durante 3 dias de muita informação, atualização e relacionamento entre profissionais, palestrantes e empresas patrocinadoras.
A 1ª Feira do Tênis acontece este ano, em paralelo ao Simpósio, com novidades, lançamentos e venda de material ligado ao esporte.
Descontos especiais na hospedagem (Loren Hotel Internacional) e na passagem aérea (GOL) estão disponíveis aos participantes do simpósio.
Informações e reservas pelo site: www.simposiodetenis.com.br
Abraços,
Christian